A quarta fase da Operação Importunus, deflagrada nesta quinta-feira (25), cumpre mandados de prisão preventiva em presídios de cinco municípios de Mato Grosso do Sul, com objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro feito por integrantes de organização que atua dentro e fora das unidades penais.
Ao todo, sete mandados estão sendo cumpridos, sendo dois no estabelecimento penal da Gameleira, em Campo Grande, e um no presídio de Três Lagoas. Unidades de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e São Gabriel do Oeste também são alvo das prisões.
Em Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas, são realizados ainda 12 mandados de busca e apreensão. Também estão sendo cumpridas simultaneamente, ordens judiciais de bloqueio e sequestro de contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para movimentar o dinheiro do tráfico.
Foram encontradas quantidades de maconha, cocaína e droga sintética, e cinco pessoas ligadas ao tráfico foram presas em flagrante.
As investigações realizadas pela Delegacia Regional de Polícia de Bataguassu e Núcleo Regional de Inteligência da cidade, tiveram início há sete meses. Ao todo, 26 membros da organização criminosa e traficantes foram presos no período.