A Polícia Federal em São José do Rio Preto (SP) começou hoje (19) a Operação Alfa para desmantelar quatro organizações criminosas que traficam cocaína de origem boliviana. A Justiça Federal na cidade já expediu 84 mandados de prisão temporária. Os acusados são empresários das áreas de construção civil, turismo, comércio de automóveis, além de advogados. Destes, 21 são contra mulheres.
Um dos grupos possuia uma empresa de construção civil em Cuverlândia, Mato Grosso, que mantinha obras na região de San Matias, na Bolívia. Usando os veículos da empresa, transportava a cocaína boliviana para o Brasil. Já outra parte da quadrilha usava duas aeronaves para trazer a droga da região de Santa Cruz de La Sierra para jogar nas fazendas da organização em Goiás e Mato Grosso. Outros dois grupos faziam o comércio de cocaína em São Paulo.
Segundo comunicado divulgado pela PF, foram apreendidos 903 quilos de cocaína, além de metralhadoras, pistolas, revólveres, munições de diversos calibres e equipamentos para secagem, mistura e embalagem das drogas. No total, serão cumpridos 174 mandados judiciais em toda a operação.