Uma ação conjunta entre policiais federais de Ponta Porã e policiais rodoviários federais das cidades de Dourados e Paranaíba resultou na interceptação de um carregamento de mais de 500 quilos de maconha, em Paranaíba.
A operação foi desencadeada às 21 horas de segunda-feira (9), no km 90 da BR 158, quando os policiais abordaram o veículo Scania, placa IDM 4611, de São Borja (RS), com o reboque.
De acordo com a PRF, a droga era transportada em um fundo falso do reboque, conduzido por Marcelo Macedo Disconzi, 36 anos, residente em São Borja (RS). Aos policiais, o acusado – depois de negar a existência do entorpecente – contou, com riqueza de detalhes, como foi iniciada toda a transação. Segundo a versão dele, a negociação iniciou no dia 28 de dezembro, quando o veículo dele apresentou defeitos e teve de ser levado a uma oficina, na cidade de Chapecó (SC). Foi na mesma oficina que uma pessoa, identificada por ele como “Alemão”, teria feito a proposta para transportar o carregamento em troca de pagamento em dinheiro – o valor não foi revelado na nota a imprensa.
No dia 6 de janeiro, assim como teria determinado Alemão, o motorista se muda para a cidade de Ponta Porã e começa a fazer fretes. Mas foi apenas no domingo (8), que Marcelo foi procurado por um cidadão paraguaio, apresentado como “Jorge”. O segundo envolvido também havia sido instruído por Alemão para levar a Scania até a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, onde preparou e escondeu a carga sob a carroceria.
O motorista foi preso na hora e escoltado pelos policiais federais de Ponta Porã, que já acompanhavam o caso, até a delegacia da Polícia Federal, em Três Lagoas, onde, de acordo com a PF, foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas. A Polícia Federal acredita que o carregamento seria destinado ao estado de Minas Gerais. (R.P)
Polícia