Veículos de Comunicação

Segurança

PM implantará Programa Mulher Segura em Paranaíba

O “Programa Mulher Segura” (Promuse) está em fase de implantação pelo 13° Batalhão de Polícia Militar

Dentre as ações principais que serão desenvolvidas pelo programa estão a fiscalização das medidas protetivas - Divulgação/PMMS
Dentre as ações principais que serão desenvolvidas pelo programa estão a fiscalização das medidas protetivas - Divulgação/PMMS

A Polícia Militar de Paranaíba implantará o Programa Mulher Segura (Promuse). A cidade foi escolhida por ser sede do 13ºBPM e por contar com policiais devidamente capacitados para o desenvolvimento do programa.O objetivo é garantir que a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam ter um atendimento mais humanizado e com maior capacitação técnica, sendo orientandas sobre seus direitos e tendo garantida sua segurança através da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Dentre as ações principais que serão desenvolvidas pelo programa estão a fiscalização das medidas protetivas, visitas às vítimas e encaminhamento das vítimas para a rede de apoio composta de órgãos que se unem para resolver o problema da violência doméstica. Dentre os órgãos estão o Conselho Tutelar, Ministério Púbico, Poder Judiciário, Delegacia de Atendimento à Mulher e outros.

Segundo a PM, durante 23 a 27 de abril, a terceiro sargento PM Eliene Mariano Fernandes participou do curso de capacitação ocorrido na cidade de Amambai (MS), onde teve disciplinas como: Lei Maria da Penha, Ética no Atendimento à Mulher, Direitos Humanos das Mulheres, Legislação Protetiva à Família e Direito da Família, Atuação Policial Especializada no Promuse, entre outras.

Ações do programa já foram realizadas em Paranaíba e denotaram ótimos resultados no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Paranaíba, conforme a Polícia Militar.