A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas iniciou, nesta quinta-feira (30), a operação “Dia do Trabalhador”. O objetivo é a retirada de materiais e equipamentos ilegais armados nos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde, que fica região de Água Clara. A ação ocorre em todo o Mato Grosso do Sul.
De acordo com a PMA, o foco da operação será na prevenção da pesca predatória. Dessa forma, na apreensão de redes ilegais, bem como anzóis de galho, boias fixas e móveis, armadilhas, espinhéis (cordas com até 100 anzóis, que são armadas).
A questão é que, normalmente, há dificuldade de deter os pescadores que cometem este tipo de crime, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo, na maior parte das vezes à noite, e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto. Durante a retirada, diversos peixes vivos presos aos petrechos predatórios são devolvidos aos rios.
A PMA avalia que durante o feriadão prolongado, a partir desta sexta-feira (1º), quando se comemora o “Dia do Trabalhador”, a quantidade de pescadores deve aumentar nos rios, já que houve relaxamento das autoridades em relação ao isolamento social.
Apesar de o foco ser a fiscalização à pesca, outros tipos de crimes e infrações ambientais serão monitorados, como desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, crimes contra a fauna, transporte de produtos perigosos.
Ao todo serão 280 policiais no estado durante a operação, que encerrará na segunda-feira (4).
Confira a reportagem abaixo: