Uma ação da Polícia Militar Ambiental de Costa Rica resultou na apreensão de 860 canários peruanos no município Paraíso das Águas. A operação foi deflagrada na noite de domingo, 21, durante um bloqueio policial na rodovia federal BR-060, em Paraíso das Águas – entre Chapadão do Sul e Água Clara -, e contou com a participação do Comando de Policiamento do Bolsão (COB).
Conforme informações da PMA, os pássaros eram transportados em pequenas gaiolas, dentro de bolsas, que foram colocadas no porta-malas de um veículo Toyota Corolla. O carro era conduzido por um jovem de 25 anos, residente em Ceilândia (DF). Além do rapaz, uma mulher de 45 anos, residente no mesmo município, também foi presa na operação. Ela estava em um veículo Chevrolet Montana e, segundo os policiais, fazia o trabalho de batedora da carga.
Aos policiais militares ambientais, a mulher informou que era proprietária dos pássaros e que o objetivo era levá-los para Brasília (DF) para a venda.
Os dois foram presos pelo crime de tráfico de animais silvestres e levados para a Delegacia da Polícia Civil de Paraíso das Águas. Os traficantes foram multados em R$ 430 mil. As aves foram encaminhadas, na manhã desta segunda-feira, para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.