Veículos de Comunicação

Campo Grande

PMA multa fazendeiro em R$ 76 mil por exploração ilegal de madeira

Policiais encontraram cerca de 15 árvores nativas, derrubadas

 - Divulgação/PMA
- Divulgação/PMA

Um fazendeiro de Cassilândia foi multado em R$ 76 mil por exploração ilegal de madeira. A autuação foi aplicada pela Polícia Militar Ambiental, durante fiscalização realizada no fim da tarde de ontem.

De acordo com informações da PMA, os policiais militares ambientais encontraram, durante a vistoria, cerca de 15 árvores nativas, derrubadas com uso de motosserra ilegal, dentro da Reserva Legal da fazenda. “Caso a PMA não chegasse, as árvores continuariam a ser exploradas”, destacou a polícia.

Toda a madeira explorada foi apreendida, o que totalizou 82 estacas, 50 quadradinhos, 18 terças e seis toras, totalizando 10 m³ das espécies Favero, Balsaminho, Óleo e Amarelinho. A motosserra, que não possuía documentação exigida por lei, também foi apreendida e as atividades na propriedade rural paralisadas.

O dono da fazenda, de 49 anos, não estava no local. Porém, a PMA identificou que o fazendeiro reside em Cassilândia. Ele responderá por crimes ambientais de uso ilegal de motosserra e exploração de madeira. A pena para cada crime é de seis meses a um ano de detenção, caso condenado.

CAÇA

Um dia antes, a PMA apreendeu 3,5 quilos de carne de animal silvestre, da espécie anta, uma espingarda calibre 36 e dois cartuchos do mesmo calibre. A apreensão aconteceu em uma propriedade rural no município de Paraíso das Águas. Ainda no município, os policiais apreenderam nove quilos de pescado irregular. Uma mulher de 33 anos foi apontada como proprietária do pescado.