Dois pescadores foram presos e um adolescente de 15 anos foi apreendido, pela Polícia Militar Ambiental de Campo Grande, por pesca predatória, no Distrito de Piraputanga, no município de Aquidauana, a 32 km da cidade. A ação ocorreu nesta quarta-feira (17) em um trabalho conjunto com a PMA de Aquidauana.
Depois de manter vigilância ao local onde os infratores ficavam os policiais executaram a prisão, no momento em que os pescadores carregavam o veículo com o pescado ilegal, que seria levado para a cidade de Aquidauana.
Os policiais prenderam um lavrador, de 50 anos, que possui a guarda legal do adolescente de 15, envolvido na infração, ambos residentes em Piraputanga e um desossador, de 37 anos, residente em Campo Grande. Eles estavam com 131 kg de pescado das espécies pintado, cachara, jurupoca e dourado, que capturaram usando petrechos proibidos, na Cachoeira de Piraputanga, local também proibido. Além destas infrações, os exemplares de pescado estavam abaixo da medida permitida pela legislação.
Os infratores foram encaminhados, junto com o pescado e o veículo apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. Os homens estão sendo autuados em flagrante por crime e o adolescente por ato infracional de pesca predatória. Eles podem pegar de um a três anos de detenção. Cada infrator, inclusive o adolescente foi multado em R$ 5.120, em um total de R$ 15.360.
O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado. (Com informações da PMA)