Veículos de Comunicação

Blackout

Polícia flagra 11 'gatos' de energia e 5 pessoas são indiciadas

Operação contra fraudes em ligações foi realizada em Três Lagoas nesta semana

Fiscais da Elektro realizaram mapeamento de rede clandestinba de energia no Centro e bairros. - André Barbosa/JPNEWS
Fiscais da Elektro realizaram mapeamento de rede clandestinba de energia no Centro e bairros. - André Barbosa/JPNEWS

Em apenas dois dias, a Polícia Civil flagrou 11 casos de fraude em ligações de energia elétrica em Três Lagoas. Os famosos “gatos”, como são conhecidos os furtos, resultaram em seis pessoas detidas e cinco indiciadas pelo crime, durante a “Operação Blackout”, realizada pelo Setor de Investigações Gerais (SIG), entre quinta e esta sexta-feira (4). A ação de fiscalização ocorreu no centro da cidade, onde há maior número de denúncias, como também nos bairros Vila Nova e Alvorada.

O mapeamento das redes clandestinas foi feito pela concessionária responsável pelo abastecimento na região – e os fiscais acompanharam os policiais na operação. Em alguns casos, de acordo com o delegado Ailton Pereira, titular do SIG, os proprietários não estavam nos imóveis. Dessa forma, foi registrado boletim de ocorrência por furto e os suspeitos deverão ser intimados para prestar depoimento.

Já seis moradores foram detidos por fraude de energia e levados para a 1ª Delegacia da Polícia Civil. “Cinco deles já foram indiciados em inquérito aberto por fraude mediante furto, mas, apesar do flagrante, vão responder em liberdade. É ainda necessária a análise da perícia técnica, que vai emitir o laudo comprovando ou não o furto. Se isso ocorrer, a pena prevista é de 2 a 8 anos de prisão”, explicou o delegado Messias Pires, da 1ª DP.

O delegado Ailton Pereira pontua também que nesse caso, é um crime inafiançável na fase policial. “ A pessoa é encaminhada ao presídio e somente após a audiência de custódia poderá ser liberada por meio de ordem judicial ”.

No ano passado, as fraudes deram prejuízo acima de R$ 1 milhão à concessionária. Foram registrados 77 casos de furtos de energia em 2017 e quatro pessoas foram presas.