O número de roubos e furtos caiu nos oito meses do ano, em Três Lagoas, em relação ao mesmo período de 2017. Com base nos dados estatísticos da Polícia Militar, foram registrados 1.499 boletins de ocorrências de furto entre janeiro e agosto, ao passo que, no ano anterior, foram 1.791. O levantamento revela média mensal de 187 casos registrados e aponta queda de 16% no comparativo, que envolve arrombamento de imóveis, veículos, furto de celular, por exemplo.
A quantidade de ocorrências relacionadas a roubo também caiu 47%. Em 2018 ao menos 172 vítimas acionaram a Polícia Militar, ou seja, 21 pessoas enfrentam este tipo de crime por mês. No ano passado foram 326, de acordo com o setor de estatística.
“Estamos trabalhando para que esse número caia ainda mais, com rondas, patrulhamentos, monitoramento dos bairros considerados mais perigosos. Por outro lado, temos ainda a deficiência de efetivo. No entanto, mesmo assim, conseguimos reduzir a criminalidade em diversos pontos”, observou o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, major Ênio de Souza.
O levantamento feito pela PM e obtido pela reportagem mostra que o mês de janeiro foi o de maior incidência de criminalidade. Os bandidos aproveitam o período de férias que está aliado ao de comemoração do Ano Novo, quando muitas famílias viajam e deixam as casas vazias, para praticarem roubos e furtos. A polícia registrou, no município, no primeiro mês do calendário, 247 ocorrências de furto e 30 de roubos.
Bairros como Paranapungá, Orestinho, Novo Oeste, Vila Nova, Parque São Carlos, Santos Dumont, Vila Carioca, Santa Luzia, Vila Alegre, Vila Piloto, Santo André, Santa Terezinha, entre outros, estão na lista de maior incidência desses dois crimes.
RESULTADOS
Para coibir a ação dos ladrões, o 2º Batalhão realizou mais de 150 operações nos oito meses de 2018, que incluem blitz de veículos, monitoramento em bocas de fumo, abordagens. Ações que resultaram, segundo a PM, em 1.512 suspeitos presos por diversos crimes, 15 armas apreendidas, 100 quilos de drogas apreendidos e ainda 200 foragidos de várias regiões do país recapturados.