Um dos motivos associados ao crescimento de roubos e furtos de veículos é o aumento populacional, conforme as autoridades de segurança. São 113 mil habitantes pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com incremento de 20 mil pessoas, em apenas um ano, atraídas por propostas de emprego em fábricas de celulose. “A cidade cresceu, expandiu, assim como a criminalidade, reforça o delegado Fernando Makert Faria, mas que a segurança tem sido reforçada em Três Lagoas para combater a criminalidade.
O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Aparecido de Moraes, observa também que a maioria dos presos por esses crimes estão envolvidos com tráfico ou são usuárias de drogas. Ele frisa que câmeras de segurança instaladas na cidade também têm auxiliado contra os furtos e na identificação dos suspeitos.
PREVENÇÃO
“Nós temos intensificado as atividades na área central e em bairros que apresentaram aumento de registros. Colocamos mais policiais nesses pontos e destacamos viaturas específicas, na tentativa de evitar novas ocorrências. Mas, se uma pessoa tem a intenção de cometer o delito e vê o policial ou a viatura, com certeza ela vai esperar uma oportunidade que surgirá quando o proprietário não cuida do seu bem, concluiu o comandante da PM. (Kelly Martins)