Veículos de Comunicação

Maracaju

PRF do MS apreende sete carretas com carga de cigarros contrabandeados

Foram apreendidos mais de 200 mil pacotes de cigarros

Somente em Paranaíba foram localizadas quatro carretas  - Divulgação/PRF
Somente em Paranaíba foram localizadas quatro carretas - Divulgação/PRF

Durante esta semana, a Polícia Rodoviária Federal do Mato Grosso do Sul apreendeu sete carretas com carga de cigarros contrabandeados. Ao todo foram tirados de circulação 200 mil pacotes de tabaco. Quatro pessoas foram presas.

Dos 200 mil pacotes de cigarro localizados durante a semana, 100 mil foram apreendidos nesta quarta-feira, 6, por policiais rodoviários federais de Paranaíba. As mercadorias estavam em quatro carretas.

Um veículo Volvo/VW 3104×2 acoplado ao semirreboque SR/Noma SR3E2, que era conduzido por um jovem de 26 anos foi parado e, ao analisarem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e nota fiscal da mercadoria, constataram indícios de falsificação.

Também durante fiscalização da carga, os policiais viram se tratar de cigarros contrabandeados.

No mesmo dia, durante abordagem a um veículo Iveco/Stralis HD acoplado ao semirreboque Guerra/AG, tendo como motorista um homem de 47 anos, foi apresentado CRLV roubado e nota fiscal com indícios de falsificação. Na carga também haviam pacotes de cigarros.

Outras duas carretas foram localizadas abandonadas, sem documentos e sem chaves, no perímetro urbano de Paranaíba. Em vistoria ao Volvo/FH12 380 acoplado ao veículo R/Randon e o veículo Iveco/Stralis HD acoplado ao SR/Randon, os policiais encontraram cigarros contrabandeados nas cargas. Nenhum dos motoristas de ambas as carretas foram localizados.

Já os condutores das duas primeiras carretas foram presos pelos crimes de documentos falsos e contrabando.

A ocorrência foi encaminhada para Polícia Federal em Três Lagoas e posteriormente as cargas entregues à Receita Federal em Campo Grande.

 

RIBAS DO RIO PARDO

Ainda na quarta-feira, 6, em Ribas do Rio Pardo, no quilômetro 267 da BR-262, a PRF fez a apreensão de um veículo VW/25370, com placas do Paraná, conduzido por um homem de 37 anos. Ele acabou informando que transportava carga contrabandeada de tabaco e que receberia R$ 3 mil pelo serviço.

Quando seguiam para um posto de combustíveis, ocorreu a abordagem a um automóvel Fiat/Pálio, com placas do MS. O motorista demonstrou nervosismo dando ordem para retorno ao posto. De imediato outra equipe de policiais abordou o Volvo/FH 440 6×2 T. Quando o motorista entrou na carreta fazendo que pegaria a documentação, desceu pela porta do passageiro e fugiu em direção a um mata próxima ao posto. Nos dois semirreboques deste veículo haviam 90 mil pacotes de cigarros do Paraguai. Apesar das buscas, o motorista não foi encontrado.

No momento da fuga do condutor da carreta, o condutor do Fiat/Pálio também fugiu do local deixando documentos pessoais no interior do veículo.

A ocorrência encaminha à Polícia Federal em Campo Grande.

 

CAMPO GRANDE

Por fim, em Campo Grande, a PRF da Unidade Operacional do quilômetro 454 da BR-163, localizou 10 mil pacotes de cigarros no interior de um caminhão baú Mercedes Benz, com placas de MT.

Na nota fiscal do caminhão estava descrita carga de farinha de trigo, porém, além da farinha, também havia o cigarro, cinco volumes grandes de desodorantes, dois volumes de erva tereré, um volume de cadeados e um volume de câmeras de vídeo, tudo originado do Paraguai. O motorista foi preso pelo crime de contrabando.

Horas mais tarde os policiais notaram que um veículo Fiat/Uno com placas também do MT, estava passando em frente da Unidade Operacional constantemente, o que levou os policiais a fazer a abordagem que aconteceu no quilômetro 458, mas assim que o motorista parou, desceu do veículo e saiu correndo, mas foi alcançado e preso.

O suspeito acabou confessando que tinha sido contratado para fazer o serviço de batedor da carga de cigarros apreendida. Com ele havia um passageiro de 25 anos.

Os envolvidos declararam que carregaram a mercadoria na cidade de Toledo (PR) e levariam até Lucas do Rio Verde (MT).

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Campo Grande.