Já foram encaminhados ao governo do Estado os recursos necessários para a realização da Conferência Estadual de Segurança Pública, que acontece em junho na Capital. Foram repassados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública diretamente para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública R$ 100 mil.
A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública acontece em agosto, em Brasília. Antes disso, a discussão ganha o Brasil em conferências municipais e estaduais e outras iniciativas mobilizadoras. Para viabilizar as discussões locais (como a conferência de Mato Grosso do Sul), o Ministério da Justiça realiza os repasses, que são relacionados de acordo com a população de cada estado.
Para ter acesso aos recursos, Mato Grosso do Sul apresentou os planos de trabalho das conferências municipal – Campo Grande – e estadual. Foi definido que 40% dos participantes das conferências devem ser representantes da sociedade civil, 30% servidores da segurança pública e outros 30% de gestores da segurança pública.
A idéia é que todos os interessados possam participar de alguma forma e contribuir na construção de uma política nacional para o setor.
Ações coordenadas
A 1ª Conseg está diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que destinará R$ 6,7 bilhões para o setor nos próximos quatro anos. A partir das definições da Conferência, serão aplicadas as ações e os recursos necessários para a efetivação das políticas de segurança.
Polícia