Policiais civis do Serviço de Investigações Gerais (SIG) de Paranaíba desencadearam a Operação “Boi Remarcado”, entre os dias 28 e 30 de abril. Por meio da ação foram identificados e indiciados três suspeitos de 34, 35 e 39 anos. Dois deles foram presos pelo crime de receptação. Apenas o suspeito de 35 anos está foragido.
Conforme a polícia, o nome atribuído à operação foi motivado pelos diversos furtos de gado registrados nos últimos três meses.
Durante a operação os policiais do SIG conseguiram recuperar cabeças de gado furtadas e um veículo Chevrolet S-10, cor branca, utilizado na ação criminosa, de propriedade do homem de 35 anos, apontado como chefe do grupo.
Para chegar aos acusados, foi identificado um matadouro clandestino e algumas rotas de transporte ilegal utilizada pelos autores, que passaram a ser monitorados.
Também no dia 28 chegou até a SIG uma denúncia de uma das vítimas. Ela informou que uma pessoa estava tentando retirar algumas cabeças de gado do pasto de uma propriedade rural. Quando chegarem ao local com a vítima, ela conseguiu identificar alguns animais.
No dia seguinte, mais oito bovinos furtados foram recuperados. Eles estavam em uma área rural, nas proximidades do abatedouro clandestino. Foi levantado que, o gado ali abatido, era comercializado em diversos açougues da cidade.
Na propriedade de um dos envolvidos no crime, estavam 19 cabeças de gado. Ele foi preso em flagrante.
Com o gado recuperado e com os que já haviam sido abatidos, os policiais acreditam que tenham sido furtados, pelo menos, 60 animais.
Por meio de perícia foi constatado que os ladrões e receptadores faziam a remarcação dos animais, tentando assim dificultar uma possível identificação da marca original.