Nesta sexta-feira (8), por volta das 14h, um homem que viajava em veículo com placas do Brasil desobedeceu ordem de parada da fiscalização da Receita Federal do Brasil (RFB) no Posto Esdras, na fronteira, quando tentava ingressar no país.
O local fica na divisa de Brasil com Bolívia e é a primeira barreira para entrar em território brasileiro. Por ser acesso oficial e com policiamento, apesar de muitas vezes precário, quando pessoas tentam cruzar o local com ilegalidades há o termo usado que esses criminosos fazem "cavalo doido".
Depois da ordem de parada, o homem empreendeu fuga até uma trilha clandestina que fica a 200 metros do Posto Esdras.
O homem abandonou o veículo e cruzou a fronteira para a Bolívia a pé, por meio de trilha clandestina. No país vizinho, a polícia brasileira não tem jurisdição para atuar.
Policiais militares, federais e servidores da Receita Federal fizeram buscas pelo viajante, porém ele não foi localizado até por volta das 18h.
No mercado ilegal, a droga vale mais de R$ 3,1 milhões e não estava escondida. Ela ficou no porta-malas e quase a vista. O veículo que era usado para o tráfico transnacional é de modelo antigo e tem valor de menos de R$ 10 mil.
"Em conferência física minuciosa no veículo abandonado, aproximadamente 125 kg de cocaína foram encontrados em seu porta-malas. A droga foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal (DPF) de Corumbá", informou a Receita Federal, em nota.