Começa, nesta quarta-feira (7), a Operação da Polícia Federal "Via Plumbi", com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado na importação e comercialização de materiais nocivos ao meio ambiente.
Em conjunto com a Receita Federal, Ibama e Ministério Público Federal (MPF), foram apreendidas toneladas de baterias automotivas, oriundas do Paraguai. Os produtos foram enviados ao Brasil sem regularização fiscal e ambiental.
Além disso, o grupo criminoso também utilizava documentos falsos, interpostas pessoas (“laranjas”), dados pessoais de terceiros e empresas de fachada.
De acordo com a Polícia Federal, os "laranjas" não possuíam recursos financeiros para negociarem grandes quantidades de mercadorias e movimentarem montantes milionários em suas contas bancárias.
As baterias são consideradas resíduos sólidos perigosos pela Convenção de Basileia, da qual o Brasil faz parte. A Lei n° 12.305/2010 estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e proibiu a importação destes materiais, por seu prejuízo ao meio ambiente.
*Com informações da Policia Federal