Uma confusão de grandes proporções aconteceu em Corumbá neste final de semana, onde havia em torno de 400 pessoas. Houve uma briga em praça que fica no Bairro Nova Corumbá e quando a Polícia Militar chegou para apaziguar os ânimos, foi atacada com garrafas de vidro. Pelo menos um policial militar ficou ferido levemente e houve danos em uma viatura. Por conta da briga, um adolescente de 17 anos foi apreendido e outros sete homens, entre 21 e 30 anos, acabaram presos.
A Força Tática da Polícia Militar foi a primeira a atuar para conter a confusão. Em torno de 10 pessoas estavam envolvidas na briga e os PMs precisaram usar gás de pimenta para dispersar a aglomeração.
A equipe de policiamento ostensivo fazia ronda na Rua Paraíba, entre as ruas Ciríaco de Toledo e José Frageli, quando a briga foi iniciada quase na frente da viatura. No local, a PM divulgou que outras ocorrências desse tipo já ocorreram e por isso há o policiamento nessa área de forma rotineira. Muitas pessoas estavam aglomeradas no local consumindo bebida alcoólica. O público costuma ficar em bares que existem em volta da praça e também ao lado de veículos estacionados ao redor do espaço público.
"No momento em que a guarnição realizava o policiamento, uma briga começou defronte à equipe, e logo se tornou generalizada envolvendo aproximadamente dez pessoas. Sequencialmente, a equipe aproximou das partes envolvidas na intenção de separar os autores, e conter a briga generalizada. Porém, a guarnição foi recebida a chutes e socos e foi necessário uso de material químico e de força física para conter as partes", divulgou a Polícia Militar, em nota.
Dois dos envolvidos na briga eram homens de 25 e 28 anos. Os dois foram detidos pela Força Tática, mas a equipe voltou a ser ameaçada e pessoas que estavam no local arremessaram garrafas de vidro contra os policiais.
Na primeira tentativa das autoridades, o tumulto só foi dispersado depois que a PM utilizou bombas de gás. Mesmo diante do cenário de fumaça e as pessoas estarem mais separadas do local da viatura, ainda houve o arremesso de objetos e garrafas de vidro.
"Durante a dispersão, foram identificados em flagrante arremessando garrafas de vidro contra as equipes os autores de 21, 30, 26 e 17 anos. Durante a realização da abordagem e busca pessoal dos citados, estava próximo ao local da abordagem um indivíduo de 24 anos, sendo ordenado que o mesmo se afastasse daquele local da abordagem policial, onde o mesmo desobedeceu a ordens e proferiu palavras de baixo calão, cometendo o crime de desacato", detalhou a PM.
Mesmo após a situação ter sido mais controlada, as autoridades de segurança pública permaneceram ameaçadas. O público que não foi embora da praça voltou a jogar garrafas de vidro contra as equipes.
A Polícia Civil de Corumbá vai instaurar inquérito para apurar se havia disputa de gangues na região.