Três pessoas ficaram feridas com linha de cerol, em Três Lagoas, somente neste ano. Este tipo de linha é feita com caco de vidro e cola de sapateiro, material perigoso e que tem colocado a vida de muita gente em risco. Mesmo sendo considerado crime, soltar pipa com este produto parece comum em muitos bairros da cidade. O levantamento foi feito por conta de ocorrências registradas em hospitais no município.
Os casos envolvem dois homens adultos, sendo que um deles estava em uma moto quando foi atingido e o outro de bicicleta. Ambos sofreram cortes no pescoço. O menor também estava de bicicleta e o ferimento foi na cabeça. Por sorte, nos últimos três anos, ninguém morreu vítima deste tipo de crime na região. Moradores de alguns bairros, que preferem manter a identificação em sigilo, também denunciam sobre o uso da linha chinela.
O material é resistente é tem um poder de corte quatro vezes maior que uma linha com cerol feito de vidro. Isso porque o cerol chileno é feito com uma mistura de quartzo e óxido de alumínio.
Crime
A legislação estadual proíbe o uso de linhas com cerol ou linha chilena para empinar papagaios. O responsável fica sujeito ao pagamento de multa, que varia de R$ 100 reais a R$ 1,5 mil, podendo ainda ser preso em flagrante. As ocorrências envolvendo linha de cerol foram encaminhados para a Polícia Civil. A Polícia Militar orienta aos moradores que denunciem quando alguém estiver usando este tipo de linha.