A prefeitura publicou, ontem, edital de licitação para a contratação de empresa interessada em explorar o estacionamento rotativo pago na área central de Três Lagoas. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 15 de julho. Esse sistema de estacionamento pago já era para estar em funcionamento em Três Lagoas.
Em agosto do ano passado, a prefeitura chegou a abrir licitação para outorga onerosa de concessão do serviço de implantação, exploração, administração e manutenção do estacionamento rotativo na área central da cidade. Entretanto, em novembro, cancelou o edital de licitação, porque houve questionamentos por parte de duas empresas quanto a formulação do edital. E para evitar uma demanda judicial, a prefeitura achou melhor cancelar o processo e abrir nova licitação.
A implantação do estacionamento rotativo pago, segundo o secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, visa atender ao pedido da população, bem como da Associação Comercial, que reivindicavam uma solução para o problema da falta de vagas na área central. “Esperamos que esse processo possa ser implantado o mais rápido o possível, principalmente devido à expansão dessas fábricas de celulose, que deve contribuir para aumentar ainda mais a movimentação de veículos, o que deve prejudicar ainda mais os usuários do comércio”, ressaltou.
Atualmente o município conta com cerca de 80 mil veículos. Para o secretário de Trânsito, o número é considerado relativamente grande. “Apesar de termos avenidas grandes, temos muitos canteiros. Têm avenidas que nem possuem as duas faixas de rolamento, porque não comportam. Com essa frota, fica mais difícil trafegar”, destacou.
O estacionamento rotativo pago projeta a implantação de duas mil vagas à serem implantadas em duas etapas, possibilitando a expansão de mais 1.500 vagas. O valor para os motociclistas estacionarem no centro da cidade será R$ 0,60/hora e para carros o de R$ 1,60/hora.