A ministra Dilma Roussef frustrou as expectativa do governador André Puccinelli, que iria se reunir com a chefe da Casa Civil do governo Lula, às 11 horas de hoje (27), em Brasília. Puccinelli tem uma lista de reivindicações a apresentar a Dilma. O encontro foi sugerido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua recente visita ao Estado.
O adiamento da reunião ocorreu devido a viagem que a ministra fará, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Paulo, para visitar o vice-presidente da República, José de Alencar, que passou por cirurgia e se encontra internado naquele Estado.
No comunicado feito a Puccinelli, Dilma Roussef assegurou que deverá marcar nova data, o mais breve possível, quando discutirá com o governador os assuntos que o levariam a Brasília. Dilma acredita que poderá receber o governador ainda esta semana.
Um dos assuntos mais polêmicos é a renegociação da dívida do Estado, uma reivindicação não só de Mato Grosso do Sul, mas de vários entes federados que não conseguem organizar suas finanças e que anualmente pagam cifras astronômicas em juros para a União.
Outro ponto a ser abordado durante a reunião está relacionado à regulamentação do FPE (Fundo de Participação dos Estados), o que tem prejudicado Mato Grosso do Sul, pelo repasse ínfimo de recursos.
André também deve discutir com Dilma Roussef a melhoria das compensações da Lei Kandir, detalhes sobre o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico), o Trem do Pantanal e a conclusão do processo de federalização da MS 040, que liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo e ao Porto João André, na divisa com o Estado de São Paulo.
3