O deputado estadual Akira Otsubo (PMDB) foi o representante de Mato Grosso do Sul – em nome do governador André Puccinelli – no ato de assinatura do termo que autorizou a Companhia Energética de São Paulo (CESP) a transferir a ponte sobre o rio Paraná, que liga Brasilândia com Paulicéia, em São Paulo, ao Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit).
O evento, que contou com a presença do governador do estado vizinho José Serra, aconteceu na sexta-feira (25). Na ocasião, também foi liberado o tráfego de veículos e pedestres sobre a nova obra.
Para Akira, essa inauguração representa a concretização de sonho de 40 anos dos moradores da região do Bolsão e também da Nova Alta Paulista. “É com muita alegria e satisfação que vejo uma luta incansável finalmente chegar ao fim”, afirmou. Antes da liberação, a travessia do rio Paraná era executada através de balsas, com saídas a cada 30 minutos de cada lado.
“Além disso, a ponte vai atrair mais investimentos, já que oferece mais segurança e agilidade no transportes de todo tipo de produtos para os dois lados, impulsionando o desenvolvimento de todo o centro-oeste”, acredita o deputado. A ponte tem 1.704 metros de extensão.
A lista de benefícios que a conclusão da obra traz é extensa. A nova ponte porá fim à lenta travessia do rio, até então realizada apenas por balsas. Com ela, o escoamento da produção sul-mato-grossense vai ganhar mais fôlego: esta será a primeira via de acesso da região de Brasilândia rumo ao estado de São Paulo – onde se concentram não apenas portos e centros de distribuição, mas também boa parte de seu mercado consumidor.
”É um sonho que finalmente se transforma em realidade A integração interestadual e o desenvolvimento da região também serão ampliados, visto que o intercâmbio entre os dois estados será intensificado imediatamente. Mais de 600 mil hectares de terras agriculturáveis, até então subaproveitadas, poderão ser exploradas por novas industriais que, com certeza, virão para Mato Grosso do Sul”, enfatiza Akira
A ponte é uma obra compensatória pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) e foi construída pela CESP (Companhia Energética de São Paulo). O acordo foi firmado com a empresa em julho de 1998.
Dados técnicos da ponte
Comprimento total: 1.705 m
Comprimento do vão principal (de navegação): 200m
Comprimento dos vãos adjacentes (2) ao principal: 100 m
Comprimento dos demais vãos (29): 45 m
Largura da plataforma nos vãos estaiados: 17,30 m
Largura da plataforma nos vãos não estaiados: 15,90 m