Elevar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense através de incentivos do governo do Estado continua sendo a prioridade da gestão do governador André Puccinelli, reeleito ontem (3) para um novo mandato de quatro anos à frente do executivo estadual. Programas sociais e educação pública de qualidade figuram entre os principais focos do governo, segundo afirmou André reunido com a imprensa nesta manhã (4) no Palácio das Comunicações – sede da televisão e rádio estatal.
De acordo com o governador, programas sociais como o Vale Renda, que chega hoje a cerca de 60 mil famílias de todo o Estado, serão mantidos durante o novo mandato – de 2011 a 2014 – e poderão ser ampliados para novos sul-mato-grossenses, com estimativa de beneficiar em torno de 100 mil famílias. Com o programa, famílias de baixa renda recebem um cartão eletrônico com o qual podem fazer o saque do benefício nos bancos e utilizar o dinheiro para as principais necessidades. O governo do Estado também oferece a décima terceira parcela do benefício social paga nos meses de dezembro para que as famílias tenham uma renda extra no final do ano.
Em reuniões frequentes com beneficiários de todos os municípios, o governador André Puccinelli também já apontou para a possibilidade de incremento no benefício que atualmente é de R$ 130,00 pago todos os meses.
Para a área da educação o governador ressaltou o que já tem realizado na atual gestão. “Investimos maciçamente na educação de Mato Grosso do Sul, distribuímos uniformes e kits escolares e reformamos 204 escolas para oferecer um ambiente mais saudável para os nossos alunos. Também qualificamos professores e funcionários, implantamos o programa Profuncionário para que eles se especializem e com isso tenham melhora no salário”, lembrou André. O salário pago pelo governo do Estado para os professores da rede pública está entre os mais altos de todo o Brasil, ficando em um índice estabelecido acima da média nacional.
Entre as medidas citadas pelo governador para diminuir a evasão escolar e ampliar o desempenho dos estudantes – e que será implantada também na próxima gestão – é a premiação dos estudantes que se destacam em rendimento escolar. “Nós vamos premiar os melhores alunos”, diz o governador.
Reunido com estudantes da Rede Estadual em diversos municípios, André já afirmou que os melhores alunos entre as séries de cada escola receberão um notebook como premiação. Professores e funcionários que se destacarem também terão o desempenho reconhecido com premiações.
“Queremos ter em Mato Grosso do Sul a melhor educação pública de todo o País”, destacou o governador André Puccinelli.
O governador também falou da proposta municipalista de seu primeiro mandato e que irá prosseguir por mais quatro anos de gestão. Puccinelli apontou o apoio da maioria dos prefeitos como sinal de contentamento com as ações focadas nas cidades do interior do Estado. Entre as ações do governo do Estado que chegaram a 100% dos municípios sul-mato-grossenses está o recapeamento do asfalto nas cidades. Os investimentos para essas obras são provenientes de recursos próprios do programa MS Forte lançado há quase um ano pelo governador André.
No setor da saúde, Puccinelli ressaltou um investimento total de R$ 78 milhões em 2009, e o fato de Mato Grosso do Sul ter sido o primeiro estado a fazer o pacto pela saúde com 90% dos municípios. “Concluímos quatro grandes hospitais: em Fátima do Sul, Coxim, Chapadão do Sul e Nova Andradina e fizemos a contratação de mais profissionais”, salientou.
André afirmou ainda que o governo do Estado faz investimentos na saúde em todos os municípios. “Mas é importante que a população saiba que a gestão da saúde é de responsabilidade das prefeituras, mesmo assim o governo do Estado contribui nessa área, mesmo em municípios onde há gestão plena da saúde, que aqui em Mato Grosso do Sul são 14”, observou.