Veículos de Comunicação

3

André defende mais participação feminina na política

A defesa é que mais representantes do sexo feminino ocupem espaços na vida pública

-
-

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o governo do Estado realiza hoje (5) o 1º Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Vereadoras de Mato Grosso do Sul. O governador André Puccinelli defendeu, durante a abertura do evento, que mais representantes do sexo feminino ocupem espaços na vida pública.

Com oito mulheres titulares de pastas na administração estadual – cinco secretarias e três coordenadorias – André reforçou o compromisso de estimular permanentemente a participação feminina. O governador elogiou a eficiência das mulheres na administração pública e privada e disse que considera necessário que um número maior delas se conscientize que é importante também concorrer aos cargos eletivos.

 “A cota obrigatória de candidatas aumentou de 20% para 30%, mas é difícil preencher as vagas. Mais que obrigação, acredito que há mesmo maior necessidade da participação da mulher”, defendeu.

A mobilização inédita junto àquelas que ocupam prefeituras, vice-prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais em Mato Grosso do Sul, ele destacou, é um esforço para “prestigiar as agentes políticas e incitar a participação mais atuante e decisiva”. André considera um desafio avançar na ocupação desses espaços e se colocou ao lado das lideranças femininas na luta para cumprir essa tarefa. “No segundo encontro, queremos esse plenário lotado, e, no terceiro, um auditório ainda maior completamente cheio”, disse, prevendo ampliar a mobilização nos debates nos próximos anos.

O governador considera que o avanço conseguido nas últimas décadas traz otimismo quanto aos próximos passos femininos na vida política do País. “Se consideramos que há 70 anos não havia o voto feminino, houve muitas conquistas. Veremos que as próximas etapas serão vencidas mais rapidamente”.

André Puccinelli ratificou, durante o encontro, que o Estado vai assinar a adesão ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A assinatura acontece às 17 horas, com a presença da ministra Nilcéia Freira, da Secretaria Nacional de Políticas para a Mulher. Ela chega em Campo Grande às 15 horas.