Veículos de Comunicação

3

André está confiante na viabilidade de ferrovia ligando MS a Paranaguá

A empresa ferroviária, ligada ao Ministério dos Transportes, abriu licitação para contratar empresa especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica

O governador André Puccinelli está confiante em que o estudo a ser executado pela Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, vai apontar a viabilidade de implantação da ligação ferroviária de Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, no Paraná. A empresa ferroviária, ligada ao Ministério dos Transportes, abriu licitação para contratar empresa especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental – chamado EVTEA – da ferrovia.

“Finalmente a Valec publicou o edital de licitação para contratação para estudo do traçado, dizendo que vai sair de Maracaju, passar por Dourados, por Mundo Novo, e vai seguir até Cascavel. Se vai ser um pouquinho mais para cá ou para lá, é o estudo que vai indicar”, disse o governador André Puccinelli, ao comentar esse avanço no andamento do projeto hoje (7), durante inauguração da reforma da Escola Estadual 26 de agosto, na Capital. André citou que um dos aspectos importantes da análise será o estudo ambiental.

Conforme o Edital Nº 006/2011 divulgado pela Valec, a abertura de propostas das empresas interessadas em participar da licitação para executar o estudo vai acontecer no dia 25 de maio deste ano. O lote que diz respeito ao projeto estratégico de Mato Grosso do Sul de concretizar a ferrovia até o porto do litoral paranaense é o Lote 02 da concorrência, numa ligação formada pelo trecho Maracaju/MS – Paranaguá/PR, com extensão aproximada de 1.116 quilômetros, passando pelas regiões de Dourados e Mundo Novo (MS), indo até Cascavel (PR) – onde já existe linha férrea – e seguindo por Guarapuava, Irati, Iguaçu, a partir da cidade paranaense, já existe ferrovia, pertencente a estatal paranaense Ferroeste.