Veículos de Comunicação

3

André fala da economia do Estado e luta contra desemprego

Durante solenidade de entrega de viaturas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na manhã de ontem (24), ocorrida no Palácio Tiradentes, o governador André Puccinelli abordou vários assuntos que, no momento, têm chamado a atenção e contribuído para  a ocorrência de alguns problemas à economia.
Sobre a retomada de frigoríficos que haviam fechado as portas, devido à crise econômica mundial, o governador disse que “o governo do Estado sempre encetou atitudes no sentido de que possamos fazer com que os empregos sejam em maior quantidade. A desativação de frigoríficos está sendo revertida. Alguns haviam fechado as portas por falta de fluxo de caixa, em decorrência da demora do BNDES em liberar recursos, outros porque os tributos eram altos. Então, em todos os casos o governo atuou: baixou a pauta dos produtos rurais, do gado principalmente, postergou o ICMS em dez dias, além disso baixou a pauta para o mercado interno de 4% para 2%, ou seja metade. Estamos estudando se há ainda algo mais que possamos fazer”, disse o governador.
“Desde 2007 estamos diminuindo impostos, através da diminuição de pauta fiscal, máximo valor agregado, preço médio ponderado fiscal dos combustíveis, enfim, diminuímos tributos em todos os setores, determinamos à Secretaria de Fazenda que acompanhe sempre o valor comercial. Antes, o valor de pauta era 100%, 75%, 50% acima do valor comercial. Hoje não, a cada mês são atualizadas as pautas, os máximos valores agregados, para que os tributos sejam nos valores comerciais que foram produzidos”, lembrou.
“A crise não passou. A diminuição de tributos é para que possamos alocar mais recursos para a construção de mais unidades habitacionais. Cada uma delas gera emprego para seis pessoas durante seis meses. Sendo assim, o governo estadual continua investindo também em construção de casas porque gera renda e destina lares para a população”, observou.