Em reunião hoje (9) com o Grupo de Trabalho do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o governador André Puccinelli anunciou a retomada das negociações para solucionar o problema da demarcação de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro na Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Puccinelli apresentou para os integrantes do grupo os projetos desenvolvidos pelo Estado em prol das comunidades indígenas, como a distribuição de cestas básicas com 27 quilos de alimentos, Aldeia Produtiva, que destinou patrulhas mecanizadas, além de kits horta e pomar, assistência técnica, escolas indígenas em parceria com o governo federal e o Vale-Universidade Indígena.
Para o diretor de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Matos, a decisão do governador aponta para um “cenário” promissor, que é a retomada das discussões para solucionarmos essas questões indígenas. “Sem essa abertura do governo estadual para o diálogo, nossa missão aqui seria um fracasso. Não poderíamos sequer começar a discutir essas pendências”, avalia ele, lembrando que ao final da visita ao Estado será apresentado um relatório em Brasília com recomendações para o caso de Mato Grosso do Sul.
Também participaram da reunião a secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), Tania Garib; o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; secretária de Educação em exercício, Cheila Cristina Vendrami; diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, José Antônio Roldão; coordenador regional da Funasa, Flavio Brito; além de demais integrantes do grupo do CDDPH.