Veículos de Comunicação

3

André vai ao PR discutir ações do Codesul e enfrentamento à crise

O governador André Puccinelli, atual presidente do bloco, coordena o encontro, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu

-
-

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), formado pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, volta a se reunir amanhã (25) para encaminhar interesses comuns e discutir os efeitos e ações para superação da crise econômica. O governador André Puccinelli, atual presidente do bloco, coordena o encontro, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

A primeira parte do evento começa às 10h, com uma reunião reservada entre os quatro governadores: André Puccinelli, Ieda Crusius (RS), Roberto Requião (PR) e Luiz Henrique da Silveira (SC). Eles fazem uma avaliação da pauta e podem determinar novos temas.

Às 11h tem início a reunião plenária, que conta com participação de secretários e assessores e demais integrantes dos governos. Puccinelli faz o pronunciamento de abertura e, em seguida, falam os demais governadores.

Nas discussões está prevista uma apresentação das ações do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – no enfrentamento dos efeitos da crise mundial na economia dos Estados do Codesul. O presidente da instituição, Mário Bernd, fará a exposição.

Será apresentada também proposta para integração dos Arranjos Produtivos Locais, pelo Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Enio Verri.

A etapa seguinte é a assinatura de Resoluções e de outros documentos.

Em seguida, será feita a entrega do Relatório de Ações do Codesul 2008, período em que o conselho foi presidido por André Puccinelli.

Transmissão da presidência e seminário sobre crise

Na segunda parte da reunião, a partir das 14h, no Espaço das Américas, André transmite a  presidência do Codesul ao governador do Paraná, Roberto Requião. Na solenidade está prevista a assinatura do livro de posse e da resolução que deve nomear o secretário do Codesul no Paraná, Santiago Gallo, como secretário executivo, assim como as definições dos novos coordenadores das comissões permanentes. A cerimônia termina com a assinatura da Carta de Foz do Iguaçu.

Às 15h, os membros do Codesul participam a abertura do seminário “Crise: desafios e soluções na América do Sul”, promovido pelo governo do Paraná. O evento reúne dirigentes governamentais do Mercosul e da Venezuela, que apresentarão as medidas que seus países estão adotando para enfrentar a crise financeira global. Economistas brasileiros debaterão perspectivas e cenários para a economia da região.

O seminário segue até o dia 27. Na quinta-feira (26), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participa do encontro, às 16 horas, com a exposição das medidas que o governo federal está adotando para enfrentar a crise. A palestra contará com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Nos três dias de seminário, estima-se, segundo a assessoria do governo do Paraná, um público aproximado de 300 participantes, formado por professores e alunos de Economia das universidades da região, empresários, dirigentes públicos, prefeitos, governadores de províncias da Argentina e Paraguai.