A Justiça Eleitoral recebeu 36 denúncias de propaganda eleitoral irregular em Mato Grosso do Sul. As irregularidades foram registradas entre os dias 16 e 23 de agosto, na primeira semana de campanha. Um suposto caso envolve Três Lagoas. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), não divulgou detalhes se as denúncias envolvem partidos ou candidatos.
As supostas ocorrências foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta importante para o eleitor denunciar irregularidades nas eleições de 2022. Ele foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets.
Em 2020, o aplicativo Pardal passou por reformulações. Pela plataforma é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha. Se os casos forem confirmados, são enviados ao Ministério Público e podem se transformar em ações na Justiça.
Os eleitores também podem enviar vídeos e fotos pelo aplicativo. Caso a denúncia não esteja relacionada à propaganda eleitoral, o próprio aplicativo vai direcionar alternativas para o registro.
De acordo com os dados, foram recebidas denúncias em Campo Grande (27), Corumbá (3), Dourados (2), Coronel Sapucaia (1), Itaquiraí (1), Sidrolândia (1) e Três Lagoas (1).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que já recebeu 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo o país.