A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu para 62,4% da população no mês de março, segundo pesquisa CNT/Sensu, divulgada ontem (30). Em janeiro, esse índice era de 72,5%.
De acordo com o diretor da Sensus e responsável pela pesquisa, Ricardo Guedes, a queda está vinculada a uma percepção maior da crise financeira internacional pela população, principalmente em referência aos indicadores emprego e renda. Nos últimos seis meses, 54,5% das pessoas afirmaram que a empregabilidade piorou, e 32,6% acham que a renda mensal caiu.
Já o índice de aprovação pessoal do presidente Lula caiu para 76,2% em março, segundo a pesquisa. Em janeiro, esse índice era de 84%. A desaprovação a Lula também aumentou, passando de 12,2%, em janeiro, para 19,9%. em março.
De acordo com o diretor do instituto Sensus e responsável pela pesquisa, Ricardo Guedes, essa queda na provação de Lula é reflexo da percepção da população em relação a crise financeira internacional.
“Essa queda se dá efetivamente em função da crise e seus reflexos no emprego e renda, embora os índices de avaliação pessoal de Lula e do governo continuem significativamente altos”, explicou.
Desde fevereiro de 2008, os índices de aprovação de Lula não sofriam queda. Em fevereiro índice foi de 66,8%; em abril de 69,3%; em setembro77,7%; em dezembro 80,3%. Já em janeiro desde ano o índice foi de 84%.
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também apresentou queda em relação à última pesquisa. Em março o índice foi de 62,4%, sendo que em janeiro foi de 72,5%.