Conforme antecipado nesta terça-feira (13) pelo JPNews, vereadores de Três Lagoas aprovaram projeto de lei que altera o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município para sessão solene de posse do prefeito, vice e vereadores no dia 1º de janeiro. A primeira sessão do ano será presidida pelo vereador mais idoso e não pelo mais votado, como previa a legislação anterior.
Com isso, o prefeito eleito Ângelo Guerreiro (PSDB) será empossado pelo vereador Gilmar Garcia Tosta (PSB), de 55 anos, e não pelo mais votado Renée Venâncio (PSD) – o mais votado da cidade nas eleições de outubro e único declaradamente de oposição a novo prefeito.
Essa não é a primeira vez que vereadores alteram o Regimento Interno para a sessão de posse. Em 2004, também houve essa mudança e o vereador mais idoso da época presidiu a sessão.
Ainda na sessão desta terça-feira, também foi aprovada a alteração no horário de posse dos eleitos, das 10h para a meia-noite e meia. Ao invés de ser na Lagoa Maior, na virada do ano, será no plenário da Câmara.