O delegado Regional da Polícia Civil, Vitor José Lopes, e o comandante da Polícia Militar, major Wilson Sérgio Monari, são favoráveis à criação da Guarda Municipal em Três Lagoas. Eles afirmaram que ela pode contribuir com as duas instituições no combate à violência. A proposta de implantação desse serviço, iniciativa do presidente do Legislativo, Jurandir da Cunha Viana, o Nuna, foi debatida em audiência pública realizada na noite de quinta-feira.
A princípio, conforme já havia declarado na imprensa, Monari não era simpático a essa ideia. Mas, após analisá-la melhor, o comandante entende que a Guarda Municipal poderá contribuir com a Polícia Militar. “As ocorrências de trânsito aumentaram e a guarda municipal pode ajudar no trabalho de fiscalização, principalmente na região central. Com isso, os policiais militares poderiam deslocar-se mais para os bairros”, comentou.
O comandante da PM disse ainda que a Guarda Municipal poderia contribuir com o trabalho preventivo que a Polícia Militar e os vigias da Prefeitura realizam na Lagoa Maior, assim como em frente das escolas.
O delegado Regional afirmou que sempre torceu pela criação desse serviço em Três Lagoas. “É mais um segmento de combate à criminalidade que pode contribuir com a segurança pública. A presença dos homens fardados, que já fazem um trabalho ostensivo e preventivo, principalmente na região central, pode contribuir para que os policiais militares possam ir mais para os bairros”, salientou o delegado, que parabenizou a atitude do presidente da Câmara pela iniciativa em trazer essa questão até a opinião pública.
Leia a matéria completa na edição deste sábado no Jornal do Povo