Veículos de Comunicação

3

Azambuja agenda reunião com a presidente da Petrobras

Após confirmação da reunião, empresários suspenderam protestos

Graça Foster irá receber comitiva de MS no início de fevereiro - Arquivo/JP
Graça Foster irá receber comitiva de MS no início de fevereiro - Arquivo/JP

A presidente da Petrobras Graça Foster vai receber o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a prefeita Márcia Moura (PMDB) e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Atílio D’ Gosto, no próximo dia 4 de fevereiro no Rio de Janeiro para tratar da dívida do Consórcio UFN 3, com empresários locais. A reunião foi confirmada ontem, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que também deverá participar da reunião.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Atílio D’ Gosto, o secretário entrou em contato com ele ontem para informar sobre a confirmação da reunião que acontecerá às 11h, no dia 4. Atílio disse que já até comprou a passagem aérea, tamanha importância desta reunião.

Com a confirmação de que a presidente da Petrobras vai recebê-los no próximo dia 4, os empresários de Três Lagoas, que vivem situação desesperadora devido à falta do recebimento dos seus créditos,devem dar uma trégua nas manifestações até o resultado desta reunião.

Os fornecedores que bloquearam a BR-262, em cima da Usina Hidrelétrica de Jupiá, na última segunda-feira, chegaram a se mobilizar na manhã de ontem, para mais uma manifestação com a interdição da BR-158, mas o movimento não foi adiante. Os empresários desistiram, já que para realizar uma nova manifestação seria necessário o prazo de três dias.

Outra manifestação estava prevista para esta sexta-feira, em frente à Usina Termelétrica Luiz Carlos Prestes, mas também não deve ser realizada após a confirmação de que a presidente da Petrobras vai receber o governador, a prefeita e o presidente da Associação Comercial, para tratar sobre a dívida dos fornecedores que chega a mais de R$ 20 milhões.

A agenda com a presidente só foi possível após a intervenção do governador Reinaldo Azambuja, que foi procurado na semana passada pela prefeita, pelo presidente da Associação Comercial, e pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio /MS),entre outros empresários e lideranças, solicitando o apoio do governo do Estado para ajudar resolver este problema.

O governador de pronto se colocou a disposição dos empresários e disse que iria interceder junto à presidente da Petrobras, Graça Foster, para buscar uma solução para o pagamento dos 60 fornecedores de Três Lagoas. Além disso, Azambuja adiantou que pretende cobrar um posicionamento da presidente da estadual com relação à conclusão da obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, que está parada desde dezembro do ano passado, quando a Petrobras rompeu o contrato com o Consórcio UFN 3, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Sinopec.

A Galvão Engenharia, por sua vez, entrou com uma ação na justiça solicitando que a Petrobras retome o contrato com o Consórcio para a conclusão desta obra. Em relação à dívida, a Petrobras informou, no início desta semana que a responsabilidade do pagamento é do Consórcio UFN 3 e não dela, embora a estatal junto com a prefeita e a Associação Comercial, esteja buscando uma solução com a Sinopec para o pagamento dos fornecedores.