Respondendo à pergunta do presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Antonio Sanchez, Reinaldo Azambuja defendeu uma divisão proporcional do Fundersul Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul). Azambuja participou, na tarde de hoje, do programa especial da TVC, Eleições 2014 – 2º turno.
&saiba De acordo com o candidato ao governo do Estado pelo PSDB, a proposta para que o o rateio do fundo entre os municípios de acordo com a malha viária existente surgiu desde a implantação do fundo, quando ele era presidente da Associação de Municípios de MS (Assomasul) e prefeito do município de Maracajú. No entanto, não foi acatada pelo governo da época. “Dessa forma, quem tiver mais malha viária, mais pontes, vai receber mais recursos”, completou.Hoje, o fundo é dividido entre os municípios de forma igualitária, sem levar em consideração o volume de estradas.
Azambuja disse que, além do rateio proporcional, ainda pretende reativar o conselho do Fundersul, quem deveria determinar aonde o dinheiro deve ser aplicado. “Esse conselho já existe na lei. Precisa-se regionalizá-lo para elencar as prioridades. São vocês que precisam elencar as prioridades da região do Bolsão”.
Essa regionalização do conselho do Fundersul também foi citada na resposta ao presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia, que havia questionado se, em no plano de governo do tucano, estavam previstos investimentos na pavimentação da MS-444 e da conclusão da MS-320. “Isso está incluso no programa de investimentos do Fundersul. A proposta existe. Mas é o conselho [do Fundersul] que vai gerir as prioridades. Ele será regional”, respondeu.