Reforçar a segurança em cidades que possuem fronteira seca com o Paraguai e a Bolívia foi, novamente, pauta de reunião do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), com deputados e senadores da bancada federal do Estado, em Brasília (DF), nesta semana. O pedido já foi feito pelo governador individualmente aos parlamentares ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, no mês passado.
A preocupação do governo é ampliar o combate à criminalidade em Ponta Porã, Paranhos e Porto Murtinho, entre sete "cidades gêmeas" com países vizinhos. Azambuja quer um esforço conjunto para a liberação de recursos da União para aumento do número de policiais e equipamentos nestas cidades, além da conclusão de projetos de monitoramento eletrônico da fronteira para combate, principalmente, do tráfico de drogas e de armas.
Azambuja também pediu apoio na liberação de recursos para saúde e educação por meio de emendas extraorçamentárias.
ASSENTAMENTOS
No Ministério da Agricultura, o governador pediu aceleração de processos de regularização fundiária e demarcação de terras indígenas. “Queremos regularidade e titularidade desses assentamentos”, afirmou. No Ministério do Meio Ambiente, conseguiu a promessa da pasta para recuperar a bacia hidrográfica do rio Taquari.