Após correções para o destino dos recursos no valor total de R$ 650 mil reais, destinados pela Câmara Municipal em dezembro de 2018, o 2º BPM (2º Batalhão da Polícia Militar) de Três Lagoas receberá melhorias com obras de reforma na estrutura do prédio.
Em dezembro de 2018 a Câmara de Vereadores repassou a sobra do duodécimo para Prefeitura e ela por sua vez, destinou para obras do 2º Batalhão da Polícia Militar, mas na época, o projeto era superior ao valor disponibilizado. Após adequações e correções no projeto, as obras de melhorias seguem em tratativas com a prefeitura, para que sejam realizadas.
Os detalhes dos investimentos foram tratados em uma reunião na semana passada. Agora a assessoria Jurídica do Município prepara a minuta que regulariza todo processo para posterior encaminhamento à Câmara Municipal.
“O comandante apresentou um novo projeto, uma vez que, neste tempo de 2018 até hoje, o município trabalhou com diversas possibilidades de confirmar este repasse. A Lei foi editada e sancionada, mas no primeiro momento, a Prefeitura entendeu que não faria a execução da obra, pelo projeto estar, na época, numa condição fora da realidade, pois previa um investimento num valor superior ao do repasse", explica o assessor Jurídico da Prefeitura de Três Lagoas, Luiz Alberto Gusmão.
Os detalhes dos investimentos foram tratados em reunião no dia 28 de maio, entre representantes do Batalhão da PM, equipe da Administração Municipal na presença do prefeito Angelo Guerreiro.
O primeiro projeto técnico apresentado, na época tinha como objeto, a construção de um stand de tiro.
"Durante este período (2019/2020), várias tratativas foram articuladas com a Secretaria de Segurança do Estado, no sentido de estreitar o diálogo para a execução de obras importantes e necessárias no 2º BPM. Após vários estudos, optou-se pela realização de melhorias na infraestrutura interna", pontua Gusmão.
A planilha dos custos segue sendo revisada para verificar a necessidade de alterações. As obras de reforma e readequações necessárias serão coordenadas e executadas pela Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito do Município.
"Após as devidas adequações, precisaremos encaminhar um novo Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, por se tratar de um orçamento que estava previsto em anos anteriores. Isto porque ele retifica um ato normativo da prerrogativa do Legislativo", esclarece o assessor Jurídico.
De acordo com o comandante do 2º BPM, Tenente – coronel Paulo dos Santos, desde a construção do prédio, em 1994, nenhuma obra de reforma havia sido realizada, mas agora será possível melhor atender a população e também receber os novos soldados que devem chegar a Três Lagoas no segundo semestre.
“Temos a previsão de formação de 70 soldados. O governador já autorização a realização de um polo de formação aqui em Três Lagoas e, este é mais um motivo para realizar estas obras de reforma para poder recebê-los. Necessitamos com urgência da preparação de sala, adequação de alojamento, melhorias da fiação elétrica, entre outras situações. Com esta reforma, conseguiremos até mesmo implementar alguns projetos sociais que temos em mente", diz o Tenente – coronel Paulo.
Confira a reportagem: