Quase 11 anos após o início das obras, o Aquário do Pantanal foi inaugurado em Campo Grande. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (28) e o espaço recebeu um novo nome do governo do estado: Bioparque Pantanal. A mudança é para englobar também as pesquisas que vêm sendo realizadas e as que ainda vão começar dentro da estrutura.
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, disse durante a inauguração que o momento é muito importante e emocionante. “É uma emoção muito grande. Acho que depois de tantos anos com todas as questões que envolveram um projeto dessa magnitude, a gente chegar hoje aqui no dia da inauguração, colocando à disposição da sociedade, é um misto de emoção, de dever cumprido e responsabilidade. Eu não tenho dúvida que vai trazer para o cidadão sul-mato-grossense uma ressignificação também, muito orgulho em relação ao nosso pantanal.”.
Devido a desistência do Grupo Cataratas, o governo do estado assumiu temporariamente a gestão do Bioparque e está dividindo com os setores a função de cada um no espaço, segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. “O Imasul, através de um grupo de biólogos, vai cuidar do suporte a vida, que seriam os peixes e outros animais, além da qualidade de água. A Fundação de Turismo que fica responsável pela operacionalização. Em maio, nós vamos ter um sistema de voucher, onde qualquer pessoa que queira conhecer o Aquário vai acessar pela internet, agendar e emitir o voucher. Nós vamos contratar terceirizados para a parte de limpeza e conservação.”.
Visitação somente em maio
A visitação para o público em geral será liberada somente em maio e deve ser de graça, segundo o Governo do Estado.
Quando puder conhecer o local, as pessoas devem seguir o seguinte roteiro:
1º passam pela bilheteria.
2º acesso ao Museu Interativo, onde vai conhecer um pouco mais do pantanal sul-mato-grossense.
3º entra no circuito de aquários, onde é contada a história da região pantaneira e de outras partes do mundo.