Ao entardecer de ontem (26), na Bolívia, as pesquisas de boca-de-urna divulgadas por vários canais de televisão, já apontavam a vitória do presidente Evo Morales com a aprovação da Nova Constituição, com 60% dos votos.
Na fronteira com Mato Grosso do Sul a votação transcorreu com tranqüilidade, principalmente nas cidades onde o atual presidente possui alto índice de rejeição como Puerto Quijarro, Puerto Suarez, El Carmen e Paradeiro, província German Buhs e Arroyo Concepcion.
Não houve protestos ou tumultos nos locais de votação. Apenas um grupo isolado questionava a transparência na apuração, mas nada que justificasse qualquer tipo de intervenção.
Um dos fatores que colaborou com esse resultado foi a vinda do presidente Evo acompanhado do Presidente Lula na inauguração da carreteira que liga Arroyo Concepcion a Santa Cruz de La Sierra, no dia 15 deste mês.
Na ocasião Evo agradecia o apoio e reafirmava compromissos na melhoria de vida, como o repasse de U$ 200 mil para o sistema de tratamento de água, antiga reivindicação dos moradores desta faixa de fronteira e pedia ajuda do governo brasileiro para combater o narcotráfico.
3