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BR-262 tira o sono de motoristas e Governo do Estado

Governo admite péssima qualidade da rodovia e diz que busca apoio da União

Governo federal recuperou apenas parte do trecho próximo a Três Lagoas - Arquivo
Governo federal recuperou apenas parte do trecho próximo a Três Lagoas - Arquivo

Com grande volume de acidentes, asfalto remendado, inúmeros buracos e um fluxo que carga que chega a  600 caminhões por dia carregados de minério de ferro e grãos, a rodovia BR-262 que liga Corumbá a Três Lagoas é uma grande preocupação do Governo do Estado. 

A afirmação é do secretário de Estado de Produção Jaime Verruck que falou com exclusividade a CBN Campo Grande, na manha desta segunda-feira e destacou que o Governo busca junto a esfera federal meios de melhorar a logística na Costa Leste. "Nós temos no Estado essa BR e ela tá sendo mantida pelo DNIT que tem recurso para a sua manutenção. Mas nós sabemos que existem entraves. Primeiro o grande número de acidentes que nós temos nessa BR. Hoje nós temos mais de 400 a 600 carretas diariamente passando pela rodovia com minério de ferro de Corumbá passando pro estado de São Paulo. Além do fluxo da instalação da nova fábrica da Suzano no município de Ribas do Rio Pardo que aumentou e todo o fluxo comercial que nós temos nessa região. Então é uma situação bastante complicada nesse momento", salientou.

Verruck lembrou que a rodovia não suporta esse grande volume de cargas. "Nós temos sérios acidentes além do tempos que os caminhões estão levando pra fazer, ultrapassar todo esse cenário. Por isso o Governo do Estado tem se posicionado reivindicando permanentemente e reafirmamos recentemente isso ao Ministério da necessidade que nós temos de no mínimo fazer a terceira pista assim como se fez nos quarenta e seis quilômetros chegando ao município de Três Lagoas em nos pontos de subida. Precisamos colocar a terceira pista pra que a gente possa dar fluxo a esse veículos e reduzir os acidentes". lembrou.

A recomposição da pavimentação no município de Ribas do Rio Pardo também foi ressaltada. "São necessárias intervenções diretas pra que a gente faça o contorno. É preciso ainda que a gente avance no contorno de Três Lagoas que é uma obra extremamente importante que tem os projetos já definidos e tem parte do recurso alocado pra que se se inicie esse contorno. Mas eu acho que é importante o Governo do Estado, todos os nossos deputados a bancada e principalmente a sociedade diretamente afetada aí na BR-262, que a gente continue pressionando o Governo Federal pra que faça esses investimentos. Principalmente a gente tem pedido ao ministro também que faça um reestudo pra questão da concessão. Isso nós sabemos que é demorado então não é o ideal. São ações paralelas nós temos que fazer um estudo visando uma possível concessão. Mas imediatamente temos que fazer intervenções pra que a gente possa fazer com que a 262 se torne uma via mais competitiva", frisou sem dar prazos para que isso aconteça.

Além disso o secretário destacou que com certeza reativação da Malha Oeste ajudaria muito na questão da redução do fluxo de carga nessa rodovia. "Nossa meta é dar competitividade a região. E a logística é um aspecto crítico e extremamente preocupante no Estado. Então é importante nesse momento nós não termos nenhuma sinalização de alguma intervenção direta sobre ponto de investimento. O ministro Tarcísio sinalizou na continuidade de colocação de terceira pista ao longo dessa dessa BR-262. Mas isso tá tá acontecendo de uma maneira lenta e nós temos que olhar realmente um projeto mais estruturante pra que a gente consiga resolver no curto prazo que é a principal via hoje do MS em fluxo de veículos", finalizou.