O vice-presidente da Câmara de Três Lagoas, vereador Nilo Cândido, recebeu na tarde desta quinta-feira, 9, cópia do inquérito civil, enviado pelo Ministério Público do Estado, em que o ex-assessor, Antonio Alves Siqueira, o Tonico, denuncia o presidente do Legislativo, Jorginho do Gás (PSDB), por exigir a devolução de parte das diárias e salários pagos a Tonico. Ele é investigado por eventual improbidade administrativa.
A reportagem da TVC – Canal 13, que faz parte do Grupo RCN de Comunicação, entrevistou Nilo. Ele cita que, até então, os vereadores tinham informações sobre o caso, apenas por meio da mídia da cidade. “Agora é oficial. Faremos análise de todo processo. Todos os vereadores já tomaram conhecimento para que assim possam dar sua sentença”, conta Nilo.
AFASTAMENTO
O vice-presidente revela que o regimento interno do Legislativo não determina que Jorginho do Gás seja afastado do cargo durante a investigação. “Eticamente, em questão de respeito e consideração aos demais colegas, talvez esse possa ser o posicionamento que ele deva acatar. Não sei, pois depende da cabeça dele, e ele possa seguir outro pensamento”, salienta.
Às vésperas da última sessão antes do recesso da Câmara, Nilo afirma que os vereadores estão discutindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que vai entrar na pauta na terça-feira, 14. “Como nosso tempo está pequeno para que a gente possa estudar todo o processo, que é extenso, para assim ter uma noção jurídica, do que de fato aconteceu, tendo a possibilidade de ter um direcionamento daquilo que podemos fazer. Acredito que o assunto será discutido após retornarmos ao trabalho, a partir do segundo semestre, no mês de agosto.
Nilo cita que não sabe informar quanto tempo deva levar a investigação por meio do Legislativo, pois necessita analisar o regimento interno da Casa e ver o prazo.
IMAGEM NEGATIVA
O vice-presidente da Casa de Leis reconhece que essas denúncias têm refletido de forma negativa para a imagem da Câmara. Segundo ele, o objetivo é dar destaque aos trabalhos internos feitos pelos vereadores, mas infelizmente não é o que vem ocorrendo, após as denúncias ganharem grandes proporções. “Pretendemos resgatar o prestígio e boa imagem da Câmara de Três Lagoas, por meio desta investigação que deve ser investigada a fundo, e assim repassar o que realmente aconteceu para que a população tenha conhecimento”, concluiu Nilo.
A entrevista realizada pelo repórter Carlos Roberto da Silva, com o vice-presidente do Legislativo, Nilo Cândido, foi ao ar na edição do TVC Agora desta sexta-feira, 10.