Veículos de Comunicação

3

Câmara do deputados terá comissão geral para debater nova gripe

Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram convidados para discutir o assunto todos os secretários estaduais de saúde e especialistas

A Câmara realiza uma comissão geral nesta terça-feira (11) sobre a pandemia da nova gripe (H1N1). O debate será realizado no Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 10 horas.

Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram convidados para discutir o assunto todos os secretários estaduais de saúde e especialistas do setor, entre eles, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Dualib Furtado; e a vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claude Firmez.

Proposta pelo líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), a comissão geral vai avaliar as providências adotadas nos diversos níveis de governo em relação à doença. O objetivo também é alertar toda a população sobre os riscos e discutir quais poderiam ser as contribuições do Poder Legislativo para enfrentá-la.

O debate faz parte das iniciativas da Câmara para a prevenção e o controle da nova gripe. Por iniciativa do 1º secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), a Casa implantará ações internas, externas e de natureza política no sentido de reduzir o impacto da doença. (Confira as medidas que estão sendo adotadas pela Câmara).

Vacina
Segundo o Ministério da Saúde, um lote de um milhão de doses de vacina contra a doença, comprados do laboratório francês Sanofi Pasteur, chegará ao Brasil até o fim de dezembro. Além disso, outras 17 milhões de vacinas compradas a granel pelo País serão produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo, e estarão disponíveis no primeiro semestre de 2010.