Ao retornar os trabalhos legislativos no início de 2023, a Câmara de Vereadores de Três Lagoas fará a devolução de R$ 10,5 milhões ao Executivo. O recurso de acordo com o presidente da Câmara, Cassiano Maia (PSDB), é fruto de economia do Legislativo e possibilitará a devolução da sobra do duodécimo ao Executivo.
Maia adiantou que os vereadores vão indicar a área que o recurso deve ser aplicado. Essa, segundo Cassiano, será a maior devolução de duodécimo da história do Legislativo ao Executivo. “Isso é fruto de trabalho, de responsabilidade dos vereadores, de menos gastos com diárias. Os vereadores tem nos ajudado e a gente consegue devolver ao Executivo, e quem ganha com tudo isso é a população”, destacou.
A entrega simbólica do cheque vai acontecer na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando o prefeito comparece a sessão para apresentar as metas e ações para 2023.
BALANÇO
Nesta semana, o presidente da Câmara participou do RCN Notícias da Cultura FM e TVC para fazer um balanço dos trabalhos do Legislativo em 2022.
De acordo com Maia, foram 43 sessões realizadas neste ano e 63 projetos de lei, de autoria do Executivo, aprovados. De autoria dos vereadores, foram 91 projetos aprovados, além de três decretos legislativo. Em 2022, 1.521 indicações foram apresentadas e 158 requerimentos.
O presidente da Câmara destacou ainda que todas denúncias encaminhadas pelo Ministério Público Estadual para Câmara foram arquivadas, mostrando que não existe irregularidades no Legislativo, que tem trabalhado em harmonia e com respeito entre os Poderes.
Cassiano destacou ainda que a Câmara ajudou o Executivo na realização de ações e investimentos importantes para a cidade, quando da aprovação dos projetos e apoio ao prefeito. Informou que a Câmara está com um projeto sustentável para a instalação de placas de energia solar no Legislativo, o que vai contribuir para a redução do valor da conta de energia elétrica, resultando em economia aos cofres públicos.
O presidente do Legislativo ressaltou ainda o projeto das visitas guiadas, desenvolvidas através da Escola do Legislativo, que permitiu que 270 alunos das escolas da cidade conhecessem como funciona a Casa de Leis. Adiantou que o prédio da Câmara terá melhorias e adequações para receber e atender melhor os deficientes físicos.