Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Câmara não aprova aumento de vereadores e nem de salário

Nenhum projeto com essas propostas entrou em votação na sessão desta terça-feira

Nenhum projeto com essas propostas entraram em votação na sessão desta terça-feira - Divulgação
Nenhum projeto com essas propostas entraram em votação na sessão desta terça-feira - Divulgação

Diferente de postagens em redes sociais e até mesmo de carro se som divulgando que na sessão desta terça-feira (1), a Câmara Municipal de Três Lagoas aprovaria projeto de lei aumento o número de vereadores na cidade, bem como o reajuste salarial dos próprios parlamentares, isso não aconteceu.

Postagens e até áudios foram divulgados por meio das redes sociais e aplicativos convocando moradores para comparecerem ao plenário da Câmara nesta terça-feira. Mas, o diretor geral do Legislativo, André Ribeiro, usou a tribuna para desmentir essas informações.

O diretor disse que não existe nenhum projeto tramitando na Casa sobre aumento do número de vereadores e nem mesmo de reajuste salarial. O mesmo foi confirmado pelo presidente da Câmara, André Bittencourt (PSDB), e demais vereadores que usaram a tribuna para comentar sobre o assunto.

A polêmica sobre o aumento de representantes no Legislativo ocorre porque no mês passado, o IBGE divulgou a nova estimativa populacional de Três Lagoas, que é de 120 mil habitantes.

De acordo com a Constituição Federal, município com mais de 120 mil habitantes pode ter até 19 vereadores. O número de parlamentares é definido com base na legislação federal, e na Lei Orgânica de cada município. Atualmente, a Casa é composta por 17 parlamentares.

O presidente do Legislativo já havia antecipado de que , iria consultar primeiro a população antes de qualquer decisão. Disse ainda que existe a possibilidade de aumentar o número de representantes da população na Câmara, e que não haveria aumento de gastos, já que o duodécimo será o mesmo.