Veículos de Comunicação

3

Câmara terá sessão de debates sobre problemas da defesa civil

Segundo ele, a defesa civil precisa ter uma ação mais preventiva, e não apenas de resposta aos desastres

 A Câmara vai realizar uma comissão geral para discutir a estrutura da defesa civil no Brasil. A informação foi dada há pouco pelo presidente Michel Temer durante reunião em Itajaí (SC) da Comissão Externa de Acompanhamento da Tragédia Climática em Santa Catarina.

Segundo ele, a defesa civil precisa ter uma ação mais preventiva, e não apenas de resposta aos desastres. Ele ressaltou que todos "devem esquecer a tragédia, mas não as vítimas."

De acordo com o presidente, os deputados podem ajudar a reduzir a demora e a burocracia na liberação de recursos para os atingidos por desastres. Ele disse ainda que a sua presença no estado é simbólica, pois mostra a intenção da Câmara de ajudar a reconstruir as cidades destruídas pelas enchentes de novembro.

Temer afirmou ainda que a Câmara vai analisar a sugestão de criação de um fundo nacional para prevenir desastres desse tipo. Ele não informou qual será a data da comissão geral.

Parcerias
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) acompanhou as reuniões da comissão externa em Santa Catarina e disse que é preciso preparar a população e os governos para enfrentar os desastres climáticos.

Gabeira disse que ele e o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) estão fazendo contatos com as representações diplomáticas da Holanda e da Inglaterra para tentar parcerias com universidades desses países no estudo das mudanças climáticas e da elevação do nível dos mares.