Veículos de Comunicação

3

Campanha dos candidatos ao Conselho Tutelar de Três Lagoas foi iniciada

Vinte e dois candidatos disputam cinco vagas para integrar o Conselho Tutelar de Três Lagoas

Campanha foi iniciada na última sexta-feira - Elias Dias
Campanha foi iniciada na última sexta-feira - Elias Dias

Após três etapas de avaliações, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Lagoas (CMDCA) apresentou ontem, 28, os 22 candidatos que disputarão a eleição para representantes do Conselho Tutelar de Três Lagoas, quadriênio 2016/2020.

A partir de agora, os candidatos iniciam a campanha que vai até o dia três de outubro, um dia antes da eleição, que acontecerá no dia quatro (domingo), das 8h ás 17h, no Crase Coração de Mãe.

Serão eleitos cinco conselheiros e cinco suplentes, que tomarão posse em janeiro de 2016. O salário de conselheiro é de R$ 2.040 mil pelo cumprimento de jornada semanal, incluindo plantões noturnos, finais de semana e feriados.

Podem participar da votação maiores de 16 anos com título de eleitor e domicílio eleitoral no município. O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título de eleitor.

Neste ano houve aumento de 17% no número de candidatos interessados em ser conselheiros. Foram 42 inscritos, enquanto na eleição passada foram 36.

Dos 22 selecionados para fase de campanha, as mulheres são a maioria, 75%. De acordo com a presidente do CMDCA, Edmar Rodrigues da Silva, mesmo não conseguindo vigorar a lei que exigia ensino superior para os candidatos ao conselho, a maioria possui ensino superior completo.

Edmar afirmou que pretende dar continuidade à exigência de ensino superior: “Hoje, em um país onde fala que educação é tudo, por que não buscar a educação para aprimorar o conselho tutelar? Os conselheiros lidam com inúmeras situações: famílias, abandono, desajuste familiar, têm uma visão diferente. E já que o candidato foi atrás de fazer um curso, por que não utilizar esse conhecimento na melhora do conselho?”, explicou.

Pela primeira vez, a bacharel em Direito, Elisabete Daiana Vieira, se candidata a uma vaga no Conselho Tutelar de Três Lagoas e explica o que a motivou a ingressar na eleição: “Costumo frequentar as delegacias, por causa dos processos do meu trabalho, e acompanho a atuação dos conselheiros. Acabei me motivando para ser uma conselheira, além de poder contribuir com o meu conhecimento”.

Até chegar à fase de campanha, os candidatos passaram por três etapas: prova objetiva, de informática e entrevista. Elisabeth comentou que não foi muito fácil passar por todas elas: “As provas não foram fáceis, levando em conta que não é exigido o nível superior, mas o pessoal que chegou até aqui é bem qualificado, todos mereceram”.

Para finalizar, Edmar fez uma convocação: “Convoco a população para pesquisar e votar em quem ela julgar ser o melhor candidato para o Conselho Tutelar da cidade. Votem, participem”.

CAMPANHA

Entre as proibições previstas na campanha eleitoral dos candidatos ao Conselho Tutelar, estão: utilizar apoio exclusivo de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário; aliciamento de eleitores oferecendo benefícios, objetos e vantagens; realizar transporte indevido de eleitores etc.

O CMDCA informou também que durante a campanha serão agendadas audiências públicas, para divulgar os candidatos ao cargo para toda a população três-lagoense.

Conheça os candidatos ao Conselho Tutelar de Três Lagoas e o número para votação:

28 – Adriana Alves Pereira

25 – Ana Laura Lins Rosa

05 – Angela Soares Dia

30 – Bruna Lopes Ribeiro

13 – Claudiney Ferreira de Souza

34 – Daniel Batista Rosa

11 – Edna Martha Martins Pereira

19 – Elisabete Daiana Vieira

04- Gisélia Garcia Dias

14 – Gracielly da Silva Benevides Souza

10- Lara de Paula dos Santos Silva

22 – Lilian Tronconi Silva Nagano

02 -Luciana Aparecida Mantovani Machado

06 – Luciana Cardoso do Nascimento Silva