Visando reforçar para a população o papel fiscalizador dos Ministérios Públicos na votação e apuração das eleições deste ano, bem como no recebimento de denúncias e reclamações durante o processo eleitoral, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Ministério Público Federal (MPF), o Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) lançaram nesta semana, a campanha institucional “Ministério Público nas eleições 2022”.
De acordo com o promotor de Justiça do Núcleo Eleitoral do MPMS, Moisés Casarotto, a campanha deste ano reforçará à população o papel do Ministério Púbico como órgão que sempre atuou e continuará atuando de forma transparente para garantir a lisura nas eleições. Destacou que serão verificadas questões como propagandas eleitorais, registro de candidaturas, irregularidades, bem como a votação e apuração das urnas.
Casaroto ressaltou que as urnas eletrônicas são seguras e que os eleitores podem votar tranquilamente, pois o resultado condiz com a votação de cada um. Orientou ainda que em caso de denúncias, os interessados devem procurar o Ministério Público, ou fazê-las por meio dos aplicativos da Justiça Eleitoral. “Importante que a denúncia tenha fundamento”, alertou.