Veículos de Comunicação

3

Candidato do PSDB defende criação de carreira estadual para médicos

Profisionais preferem os grandes centros por melhor infraestrutura

Thiago Bonfim e Carlos Roberto, a TVC, entrevistam Reinaldo Azambuja - Divulgação TVC
Thiago Bonfim e Carlos Roberto, a TVC, entrevistam Reinaldo Azambuja - Divulgação TVC

Conforme o candidato ao governo do estado pelo PSDB, Reinaldo Azambuja, o estado tem condições de criar um plano de carreira para médicos em Mato Grosso do Sul. Ao jornalista Thiago Bonfim, apresentador da TVC – Canal 13, ele informou que, atualmente, os médicos preferem ficar em grandes centros por conta da falta de estrutura de trabalho e carência de bons salários no interior. “Três Lagoas precisa do Hospital regional, que começará a ser construído no ano que vem. Mas, a regionalização dos profissionais da saúde também precisa funcionar. Não adianta ter infraestrutura e não ter profissionais”, disse.

Para ele, uma das alternativas é a criação de uma carreira para médicos dentro do Estado, com piso salarial estipulado.  “O Estado tem esse poder”, declarou, lembrando que, para isso, é preciso organizar e dotar de infraestrutura necessária os polos regionais.

&saiba SEGURANÇA
Já sobre Segurança Pública, outro tema questionado pelo jornalista, o candidato declarou que, se eleito, irá convocar, ainda em janeiro, 500 aprovados nos concursos públicos para Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Os concursos tiveram início no ano passado e, desde então, o atual governo do Estado convocou, dando início aos cursos de formação, cerca de 1,2 mil aprovados.

“Hoje a segurança pública é um dos maiores problemas que enfrentamos. Entraram 1,2 mil policiais, mas, se somarmos os que saíram, aposentados ou desistiram da carreira, o saldo é negativo. O grande desafio é trazer mais policiais e fazer com que eles continuem na carreira. Hoje, nós somos o último salário da região Centro-Oeste para policiais e bombeiros”.