A atividade industrial é considerada essencial para a economia de qualquer país. Afinal, além de gerar empregos, promove transações que impactam diretamente no produto Interno Bruto (PIB). Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, é um dos setores que mais têm contribuído para a economia e o desenvolvimento do Estado.
No acumulado de janeiro a julho deste ano, por exemplo, o setor gerou 9.099 novas vagas e a receita com a exportação de produtos industriais de Mato Grosso do Sul alcançou US$ 3,29 bilhões, proporcionando crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2021, quando o valor ficou em US$ 2,86 bilhões, resultando na maior receita já alcançada no período indicado. Em decorrência das indústrias de celulose instaladas no município, é que Três Lagoas é líder no ranking de exportações no Estado, e uma das que mais geram empregos graças ao setor.
Diante da importância do setor, foi que a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), reuniu empresários e dirigentes sindicais para ouvir propostas e apresentar demandas aos candidatos ao governo do Estado mais bem colocados nas últimas pesquisas de intenção de voto. A edição 2022 do “Encontros com a Indústria” foi realizada nesta quinta-feira (15), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande.
Participaram do evento Marquinhos Trad (PSD), André Puccinelli (MDB), Giselle Marques (PT), Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB). A ordem de apresentações dos candidatos foi assim definida em sorteio prévio, na presença dos assessores de campanha. A candidata Rose Modesto também foi convidada, mas não compareceu ao evento.
O anfitrião do encontro foi o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que ressaltou o papel de destaque que a indústria assumiu na economia estadual nos últimos anos. “A indústria hoje é a segunda atividade econômica do Estado e vem se consolidando ano a ano. Precisamos agora que os candidatos assumam o compromisso com essa atividade econômica que é de extrema importância para Mato Grosso do Sul. Só assim o segmento continuará a evoluir, fazendo com que nosso Estado seja plenamente industrial”, afirmou Longen.
Marquinhos Trad
Disse contar com o apoio da classe empresarial e defendeu a revisão da carga tributária, com redução ou até isenção de alguns impostos para determinadas categorias empresariais.
André Puccinelli
O candidato discursou sobre a importância de estabelecer uma nova política fiscal do governo que leve em conta a dinamização da economia, e recordou das iniciativas adotadas em suas gestões como prefeito de Campo Grande e governador do Estado.
Giselle Marques
Questionada sobre a possibilidade de condicionar a concessão de benefícios sociais a iniciativas de qualificação profissional, a candidata mencionou programas criados por seu partido que estabeleciam condições como a frequência escolar das crianças beneficiadas.
Eduardo Riedel
O candidato defendeu uma relação mais transparente entre contribuinte e Estado e destacou a proposta da criação de um fórum de discussões sobre a questão tributária, que inclua a classe empresarial.
Capitão Contar
Perguntado sobre quais medidas sua eventual gestão adotaria para estimular a geração de energias renováveis em Mato Grosso do Sul, o candidato frisou que o Estado deve atuar como parceiro da iniciativa privada, sem visar somente a arrecadação de tributos e a oneração da produção.