Veículos de Comunicação

3

Candidatos buscam votos de eleitores indecisos

Pesquisa: 6,4% dos eleitores entrevistados estavam indecisos

 

Faltam quatro dias para as eleições de5 de outubro. Na contagem regressiva para o fim da campanha eleitoral, esses últimos dias que antecedem a eleição, serão decisivos para os candidatos convencerem os eleitores indecisose, quem sabe, mudar os resultados das últimas pesquisas eleitorais.

De acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) junto ao instituto MDA e divulgada nesta segunda-feira para a presidência da República, 6,4% dos eleitores entrevistados estavam indecisos e os votos em branco e nulo somavam 5,9%.

Pesquisa do Ibope divulgada na última quinta-feira, a pedido da TV Morena, para o governo do Mato Grosso do Sul, indicou que 11% dos entrevistados ainda não sabiam em quem votar e 6% disseram que iriam votar em branco ou anular o voto. Para o Senado, o número de eleitores indecisos, conforme a pesquisa do Ibope era de 19% e 6% informaram, na ocasião do levantamento, que iriam votar em branco ou nulo.

É justamente atrás de eleitores indecisos, que não definiram em quem vão votar, é que os candidatos à presidência, ao governo, ao Senado, bem como os candidatos a deputados estaduais e federais, vão à procura dos votos. Os últimos dias têm sido marcados também pordenúncias e ataques entre os candidatos, principalmente,entre os que disputam a presidência e os governos dos Estados.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com as assessorias, os candidatos ao governo do Estado vão intercalar agendas em Campo Grande e no interior nesse final de campanha. Nestaquinta-feira será o último dia para de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, bem como o último dia para a realização de reuniões públicas e comícios.

De acordo com a pesquisa do Ibope, o candidato do PT, o senador Delcídio Amaral, apresentava42% das intenções de voto, seguido pelo candidato do PSDB, o deputado federal Reinaldo Azambuja, com 23%. O candidato do PMDB, Nelsinho Trad, segundo a pesquisa tinha16% das intenções de voto. Evander Vendramini (PP) alcançou 1% na preferência do eleitor. Os demais candidatos, Professor Monje (PSTU) e Sidney Melo (PSOL), não pontuaram.

Na disputa pela única vaga ao Senado por Mato Grosso do Sul, a pesquisa apontava liderança da candidata do PMDB, Simone Tebet, que aparecia com 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, estava o candidato do PP, Alcides Bernal, com 19%. Em terceiro Ricardo Ayache, do PT, com 12% e Antônio João, do PSD, com 5%. Os demais candidatos,Lucien Rezende, do PSOL e Valdemir, do PSTU, alcançaram 1% de intenção.

Já a Pesquisa da CNTdivulgada nesta segunda-feira mostra que a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, lidera com 40,4% das intenções de voto, Marina Silva, do PSB, aparece com 25,2%, e Aécio Neves, do PSDB, com 19,8%.

A pesquisa do Ibope divulga na última quinta-feira, foi realizada entre os dias 22 a 24 de setembro, e ouviu 812 eleitores e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) sob o protocolo Nº MS 00042/2014 e no Superior Tribunal Eleitoral sob protocolo 00788/2014. Já a pesquisa da CNTfoi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro com 2.002 eleitores e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o código BR-00892/2014.