Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Candidatos eleitos são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral

Diplomação é o ato formal, de competência da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realizou na noite da última segunda-feira, 15, no Centro de Convenções, Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2014, para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador e, ainda para suplentes de senador e  vice-governadora.

A diplomação é o ato formal, de competência da Justiça Eleitoral, que torna apto para a posse no cargo os candidatos que foram eleitos nas últimas eleições.Com este ato de diplomação, o presidente em exercício do TRE-MS, Divoncir Schreiner Marana, disse que a justiça eleitoral encerra o processo de escolha dos representantes do povo, com a sensação de dever cumprido.

Foram diplomados, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a vice-governadora Rose Modesto, a senadora Simone Tebet (PMDB), e os deputados federais: Zeca do PT,Carlos Marun (PMDB), Geraldo Resende (PMDB), Tereza Cristina (PSB), Vander Loubet (PT), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Márcio Monteiro (PSDB) e  Dagoberto Nogueira (PDT).

Os deputados estaduais eleitos diplomados são: Marquinhos Trad (PMDB), Paulo Corrêa (PR), Junior Mochi (PMDB), Zé Teixeira (DEM), Eduardo Rocha (PMDB), Felipe Orro (PDT), Onevan de Matos (PSDB), Lídio Lopes (PEN), Mara Caseiro (PTdoB), Márcio Fernandes (PSDB), Maurício Picarelli (PMDB), Cabo Almi (PT), Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT), George Takimoto (PDT) Graziele Machado (PR), Renato Câmara (PMDB), Ângelo Guerreiro (PSDB), professor Rinaldo (PSDB), Beto Pereira (PDT), Flávio Kayatt (PSDB), Antonieta Amorim (PMDB), Barbosinha (PSB) e João Grandão (PT).

SIMONE

Em seu discurso de diplomação, a senadora eleita, Simone Tebet (PMDB), afirmou que não chegou sozinha a este lugar, citando o apoio de aliados e, principalmente do governador André Puccinelli (PMDB). Ela relembrou sua carreira pública, assim como o fato de ocupar o cargo que um dia foi de seu pai, o ex-senador Ramez Tebet. Simone terá no Senado a companhia de Delcídio do Amaral (PT) e do seu colega de partido Waldemir Moka (PMDB), na defesa dos interesses de Mato Grosso do Sul.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Antes da diplomação, no período da manhã, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, realizou sessão extraordinária para julgar as prestações de contas dos candidatos que foram diplomados.Durante sessão, o TRE-MS julgou 16 processos, sendo que quatro foram rejeitadas. As contas do governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB) também foram julgadas e aprovadas.