A Caravana da Saúde, ação do governo do Estado, iniciou no último sábado, em Três Lagoas, no Hospital Auxiliadora, as primeiras cirurgias de média complexidade agendas através do Sistema de Regulação do Município. Ao todo, são 170 cirurgias agendadas para serem realizadas no Auxiliadora, entre elas, 80 clínicas gerais, 60 ginecológicas e 30 ortopédicas.
Além dessas cirurgias, a Caravana da Saúde, que conta com o apoio do município, vai oferecer ainda outros atendimentos. De 9 a 11 de junho, terá início a avaliação dos pacientes que necessitam de atendimento na área de oftalmologia. De 11 a 15 de junho terá início os procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio. A Caravana da Saúde, que vaio até o dia 18 deste mês, tem estrutura para realizar 800 atendimentos por dia.
Na tarde de ontem, a prefeita Márcia Moura e a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, reuniram a imprensa para dar detalhes e pedir apoio na divulgação da Caravana da Saúde. A prefeita iniciou a coletiva agradecendo imensamente o governador Reinaldo Azambuja pela realização desta ação, considerada por ela, de extrema importância para diminuir o número de pessoas na fila de espera aguardando por um atendimento cirúrgico, bem como para reduzir a demanda por cirurgias de catarata.
A Caravana da Saúde vai oferecer ainda duas mil consultas à pacientes na área de ortopedia, gastrenterologia, angiologia, endocrinologia, neurologia e otorrinolaringologia. Também serão oferecidos 300 exames de tomografia, 500 eletrocardiograma, 200 endoscopia, 450 exames de abdômen e 200 ressonâncias magnéticas. Também serão oferecidas tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, entre outros exames. O dia “D” da Caravana será 13 e 14 de junho. No dia 14 e 15, inclusive, o governador Reinaldo Azambuja estará presente no evento e também nas comemorações do aniversário de Três Lagoas.
Na manhã do último sábado, o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, esteve em Três Lagoas, onde visitou o espaço de evento Arenamix, onde as carretas da Caravana da Saúde vão permanecer durante os atendimentos. O secretário fez uma visita também no Hospital Auxiliadora.